COMO ESCOLHER O CÁLCIO IDEAL PARA OS OSSOS?

COMO ESCOLHER O CÁLCIO IDEAL PARA OS OSSOS?

Lendo COMO ESCOLHER O CÁLCIO IDEAL PARA OS OSSOS? 3 minuto Próximo QUAL A NUTRIÇÃO ADEQUADA PARA QUEM TEM CÂNCER DE MAMA?

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e exerce funções fisiológicas vitais como transmitir mensagens no interior da célula e é responsável pela dureza e resistência da estrutura óssea.

O cálcio está presente na dieta alimentar e 70% dele está no leite e derivados. Alimentos vegetais como brócolis, espinafre, couve, feijão branco, grão de bico, gergelim e peixes como a sardinha e o salmão, também são fontes de cálcio. Porém, a suplementação é justificada nos casos em que a quantidade ingerida é inferior às necessidades diárias.

O citrato de cálcio é um suplemento mineral indicado para situações em que aumentam as necessidades de Cálcio no organismo, como por exemplo na prevenção da desmineralização óssea na pré e pós menopausa. É indicado também para o tratamento da hipocalcemia e deficiência de cálcio, tais como osteomalácia e raquitismo. Além de ser utilizado também quando há aumento das necessidades de cálcio como durante a gravidez, lactação e crianças em fase de crescimento.

Contraindicado para alguns tipos de pacientes portadores de insuficiência renal grave, hipercalciúria grave, hipercalcemia e que apresentem hipersensibilidade ao fármaco.

O citrato de cálcio é a forma mais utilizada pois causa menor desconforto gástrico e pode ser tomado fora das refeições além de possuir uma absorção otimizada comparada com as demais formas do mineral.

Para que o cálcio tenha maior fixação nos ossos é necessário que ele esteja associado a Vitamina D, que é responsável pela boa formação dos ossos na infância e pela densidade na idade adulta e madura. Precisamos de uma boa alimentação e da exposição solar para poder converter a vitamina D em sua forma mais útil, porém a utilização de roupas de manga, filtro solar e a poluição do ar atrapalham, por esse motivo a suplementação muitas vezes se faz necessário.

Quando falamos em saúde óssea, não podemos deixar de citar a vitamina K2 que faz excelente sinergia com a Vitamina D e é responsável direcionar o cálcio para onde ele deve ser depositado. Sem ele o cálcio absorvido tem grandes chances de ser depositado indevidamente em tecidos moles. A Vitamina K2 na forma de menaquinona-7 (mk7), é a mais biodisponível, com uma meia-vida longa na corrente sanguínea após a sua ingestão oral. As fontes alimentares dessa vitamina são os vegetais verdes escuros e as vísceras como o fígado bovino.

O zinco é o responsável por aumentar a atividade da Vitamina D, o que faz com que um suplemento que contenha cálcio, vitamina D, Vitamina K2 e zinco seja a melhor escolha quando se trata de saúde óssea.